Tesouro na costa da Grécia

em

grandes destinos

preveli

Quando o verão europeu se aproxima, fica difícil imaginar que, na costa do Mediterrâneo, ainda existam praias pouco badaladas. Mas, escondida no sul da ilha de Creta – a maior ilha grega -, a praia de Preveli é prova real de que isso é possível.

Da parte mais movimentada de Creta – a costa norte -, acessa-se Preveli tanto de ônibus de linha quanto caminhando. Os aventureiros que preferem a segunda opção atravessam uma trilha cansativa. No entanto, se o relevo acidentado da ilha dificulta o acesso, ele também favorece a vista: do pátio principal do monastério existente ali, já é possível ver o mar. Depois, são mais 20 minutos de caminhada morro abaixo até a praia.

Na praia de Preveli, deságua um rio de mesmo nome, cortando a areia em diagonal. O rio, com palmeiras nas margens, é uma boa pedida para tirar o sal depois de um banho de mar. A partir de abril, quando a água da costa sul de Creta fica em torno dos 18ºC, os banhistas já se sentem tentados a aproveitar um bom mergulho.

Após descansar na praia, não deixe de dar uma passada pelo mosteiro de Preveli. Uma das poucas edificações da região, ele foi erguido em 1594 e, desde então, passou por duas reconstruções. Hoje, menos de 10 monges circulam por seus dois prédios, mas o local foi ganhando outras atrações.

Com o passar dos anos, esse monastério ortodoxo acumulou obras de arte valiosas que estão em exposição em seu museu, junto a objetos religiosos e uma recém-inaugurada sessão sobre a batalha de Creta – invasão do exército nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Para mais informações: www.interpoint.com.br

Veja também:

Sicília

Aproveite Bariloche

Tags :

Creta, Grécia, preveli

Compartilhe esse post: