A apenas 16 quilômetros de São Francisco, a rodovia costeira da Califórnia emerge de uma paisagem de subúrbios residenciais e comerciais e revela o Oceano Pacífico em sua mais imponente e traiçoeira grandeza. A rodovia 1, nesse trecho da costa – bem ao norte da região de Big Sur, mais procurada pelos turistas – percorre uma densa área de eucaliptos, galga uma colina íngreme, passa por uma fenda tortuosa entre duas muralhas rochosas abruptas e emerge como uma estrada que acompanha o topo de uma crista conhecida, pelos locais, como Devil’s Slide, ou o “escorregador do diabo”.
O viajante que percorre o promontório que se projeta rumo ao oceano contempla uma linda vista das águas, 150 metros abaixo, mas precisa enfrentar uma estrada que em determinados trechos parece muito próxima do abismo, entre um paredão de rocha cinzenta e o azul do mar lá embaixo. O trecho tem pouco mais de três quilômetros, e percorrê-lo demora apenas cinco minutos, mas é um passeio espetacular. Também serve como uma clara fronteira psicológica entre a cidade e uma seção de costa que fica perto o bastante de São Francisco para constituir um subúrbio, mas ainda assim parece notavelmente intocada e silenciosa.
Visitar Devil’s Slide de carro é uma experiência que precisa ser realizada logo. Em 2011, dois túneis que no momento estão sendo escavados na montanha adjacente serão abertos ao tráfego, e a seção de estrada por sobre a crista será fechada a veículos. O condado de San Mateo planeja preservá-la como ciclovia e trilha para pedestres.
Mas os dias em que a crista servia como uma passagem assustadora e emocionante para uma viagem costeira incomum se tornarão coisa do passado.
Em julho, fiz o trajeto acompanhada por meus filhos, Timothy, 12, e Eleanor, 10, partindo do Cliff House, um bar e restaurante conhecido em São Francisco que oferece vista das ondas lá embaixo e uma loja de suvenires. Mas nosso destino na verdade era a Giant Camera, o último vestígio de um parque de diversões do século XIX que era conhecido como Playland.
Um edificação em formato de uma câmera fotográfica de 35 milímetros deitada de costas, a Giant Camera abriga uma gigantesca câmara obscura, um dispositivo óptico criado há mais de dois mil anos.
As luzes do edifício se apagam e uma combinação entre um espelho e duas lentes projeta a majestosa vista costeira que existe no exterior sobre uma mesa parabólica de dois metros de largura. Em definição cristalina, propiciada pela escuridão do interior da câmara, pudemos ver um panorama cinematográfico da costa, como se as ondas bravias, os respingos de água marinha, as focas e as gaivotas estivessem se deslocando por sobre a mesa, com um efeito quase que holográfico.
Depois disso, retomamos a estrada em direção a Devil’s Slide. A maioria dos motoristas que estão deixando as movimentadas comunidades da baía de São Francisco prefere usar as vias expressas, que ficam mais distantes da costa, mas para pessoas como eu, que empregam a rota costeira como percurso para o trabalho, o nome “Devil’s Slide” é a um só tempo eloquente e incômodo, por implicar ira imprevisível da parte da natureza. A erosão que formou o promontório não desapareceu, e a estrada é vítima de deslizamentos de terra, alguns dos quais causam interrupções prolongadas de tráfego.
Mas a área é famosa entre os moradores locais por sua beleza agreste e sua mística um tanto traiçoeira. Em Portrait in Black, um filme de suspense de 1960, o local tinha papel de destaque: Lana Turner e Anthony Quinn empurram o carro que abriga o corpo do marido morto de Turner encosta abaixo.
Perto do limite sul da crista, mas requerendo uma descida, fica a Gray Whale Cove Beach, praia que conta com número considerável de vagas de estacionamento do lado leste da estrada. Mas a necessidade de atravessar a estrada em meio aos carros para chegar ao mar nos convenceu a desistir da visita e a optar por uma parada em uma das áreas de repouso no topo da crista, da qual era possível divisar a escala e altura imponentes das montanhas locais.
A maior parte da costa da Califórnia é terra pública, e praias controladas pelo Estado oferecem amplos estacionamentos e trilhas bem conservadas ao longo da rodovia. Montara Beach, uma praia de águas tranquilas e pacíficas, é a primeira delas, depois de Devil’s Slide. No período entre novembro e abril, é possível avistar as baleias cinzentas que passam pela área em sua migração anual.
No final do século XIX, naufrágios causados por rochas marinhas pontiagudas incentivaram a construção de um farol em Point Montara, cerca de 800 metros ao sul da praia e ainda operado pela guarda costeira. Acomodações em estilo albergue estão disponíveis no complexo do farol.
Para mais informações: www.interpoint.com.br
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O viajante que percorre o promontório que se projeta rumo ao oceano contempla uma linda vista das águas, 150 metros abaixo, mas precisa enfrentar uma estrada que em determinados trechos parece muito próxima do abismo, entre um paredão de rocha cinzenta e o azul do mar lá embaixo. O trecho tem pouco mais de três quilômetros, e percorrê-lo demora apenas cinco minutos, mas é um passeio espetacular. Também serve como uma clara fronteira psicológica entre a cidade e uma seção de costa que fica perto o bastante de São Francisco para constituir um subúrbio, mas ainda assim parece notavelmente intocada e silenciosa.
Visitar Devil’s Slide de carro é uma experiência que precisa ser realizada logo. Em 2011, dois túneis que no momento estão sendo escavados na montanha adjacente serão abertos ao tráfego, e a seção de estrada por sobre a crista será fechada a veículos. O condado de San Mateo planeja preservá-la como ciclovia e trilha para pedestres.
Mas os dias em que a crista servia como uma passagem assustadora e emocionante para uma viagem costeira incomum se tornarão coisa do passado.
Em julho, fiz o trajeto acompanhada por meus filhos, Timothy, 12, e Eleanor, 10, partindo do Cliff House, um bar e restaurante conhecido em São Francisco que oferece vista das ondas lá embaixo e uma loja de suvenires. Mas nosso destino na verdade era a Giant Camera, o último vestígio de um parque de diversões do século XIX que era conhecido como Playland.
Um edificação em formato de uma câmera fotográfica de 35 milímetros deitada de costas, a Giant Camera abriga uma gigantesca câmara obscura, um dispositivo óptico criado há mais de dois mil anos.
As luzes do edifício se apagam e uma combinação entre um espelho e duas lentes projeta a majestosa vista costeira que existe no exterior sobre uma mesa parabólica de dois metros de largura. Em definição cristalina, propiciada pela escuridão do interior da câmara, pudemos ver um panorama cinematográfico da costa, como se as ondas bravias, os respingos de água marinha, as focas e as gaivotas estivessem se deslocando por sobre a mesa, com um efeito quase que holográfico.
Depois disso, retomamos a estrada em direção a Devil’s Slide. A maioria dos motoristas que estão deixando as movimentadas comunidades da baía de São Francisco prefere usar as vias expressas, que ficam mais distantes da costa, mas para pessoas como eu, que empregam a rota costeira como percurso para o trabalho, o nome “Devil’s Slide” é a um só tempo eloquente e incômodo, por implicar ira imprevisível da parte da natureza. A erosão que formou o promontório não desapareceu, e a estrada é vítima de deslizamentos de terra, alguns dos quais causam interrupções prolongadas de tráfego.
Mas a área é famosa entre os moradores locais por sua beleza agreste e sua mística um tanto traiçoeira. Em Portrait in Black, um filme de suspense de 1960, o local tinha papel de destaque: Lana Turner e Anthony Quinn empurram o carro que abriga o corpo do marido morto de Turner encosta abaixo.
Perto do limite sul da crista, mas requerendo uma descida, fica a Gray Whale Cove Beach, praia que conta com número considerável de vagas de estacionamento do lado leste da estrada. Mas a necessidade de atravessar a estrada em meio aos carros para chegar ao mar nos convenceu a desistir da visita e a optar por uma parada em uma das áreas de repouso no topo da crista, da qual era possível divisar a escala e altura imponentes das montanhas locais.
A maior parte da costa da Califórnia é terra pública, e praias controladas pelo Estado oferecem amplos estacionamentos e trilhas bem conservadas ao longo da rodovia. Montara Beach, uma praia de águas tranquilas e pacíficas, é a primeira delas, depois de Devil’s Slide. No período entre novembro e abril, é possível avistar as baleias cinzentas que passam pela área em sua migração anual.
No final do século XIX, naufrágios causados por rochas marinhas pontiagudas incentivaram a construção de um farol em Point Montara, cerca de 800 metros ao sul da praia e ainda operado pela guarda costeira. Acomodações em estilo albergue estão disponíveis no complexo do farol.
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