CRUZEIROS FLUVIAIS ESTÃO EM ALTA.

em

cruzeiro,Notícia

Viajar e curtir as paisagens de um outro ponto de vista.

por Mauro Henrique S. Marcílio

Uma fantástica suíte flutuante, com todo o conforto imaginável ao alcance das mãos e paisagens incríveis que mudam a todo instante através de uma janela imensa, ou uma varanda aconchegante. Viajar a bordo de um cruzeiro fluvial pela Europa une o que há de mais luxuoso em hospedagem a vantagens logísticas únicas. Ficar longe do trânsito, do embarcar e desembarcar em trens, ou mesmo das longas esperas nos aeroportos e ainda por cima com a oportunidade de curtir passeios tranquilos e diferentes pelo interior de vários países.

Uniworld - Veneza

É possível explorar de bicicleta vilarejos medievais, curtir pequenos restaurantes tradicionais, fazer compras em ateliês, visitar museus, e muito mais em um ritmo suave que proporciona uma navegação calma e tranquila como no Rio Danúbio, de quase 3 mil quilômetros de extensão, que é a principal rota dos cruzeiros fluviais na Europa. Navegando você pode visitar diversos países como Alemanha, Áustria, Republica Checa, Eslováquia e Hungria. Outro rio bastante famoso por suas rotas é o Rio Reno que nasce nos alpes congelados da Suíça, em sua extensão atravessa Alemanha, Holanda e deságua no Oceano Atlântico.

Bicicletas
Em Portugal se destaca o famoso Rio Douro, por fazer parte da história dos vinhos, famoso pelo Vinho do Porto. Já na França o grandioso Rio Sena é o destaque, que faz seu ponto de embarque em Paris.

pr_uw_rbaroness_paris

Mais ao leste, na Rússia, encontra-se o Rio Volga que nasce próximo a conhecida cidade de São Petersburgo, passando por Moscou, e terminando no Mar Cáspio, na Ásia. Nestas rotas existem diversos cruzeiros fluviais de diversas companhias marítimas de altíssimo padrão, sendo as mais conhecidas e respeitadas AmaWaterways, Avalon, Viking River Cruise e Uniworld.

Conhecendo os caminhos do Leste Europeu.

Danúbio, o famoso e grandioso rio europeu, cercado por belezas naturais em seus arredores, caminho de águas tranquilas que começa na Floresta Negra, na Alemanha, e termina no Mar Negro, fazendo dele, o segundo maior rio da Europa.

uw-it-bologna-shopping-8167-ret-1

Ao longo deste maravilhoso percurso fluvial, estão as cidades de Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria), e é possivel de se navegar até a República Checa através de seus afluentes. O Danúbio é rota essencial para quem deseja conhecer o Leste Europeu, os cruzeiros costumam realizar paradas nas cidades ficar de 14 a 15 horas por dia atracado, possibilitando não só ver as atrações principais das cidades como também realizar passeios opcionais nos arredores.

A culinária, como já sabemos, é destaques a bordo dos cruzeiros, podemos dizer que nos cruzeiros fluviais é ainda mais especial, pois a culinária e a cultura se unem. Os chefs de cozinha preparam diversas iguarias da região, como doces austríacos, cozidos húngaros, e pratos harmonizados com cervejas checas. Em diversas viagens, os viajantes podem aprender muito com as palestras, apresentações e atrações culturais típicas das regiões.

pr_uw_rr_fr_people_market_0010

Dentre as várias empresas operam cruzeiros nesta região, uma delas é a Uniworld River Boutique Cruise, que por exemplo, realiza cruzeiros de oito dias que vão da Áustria até a Sérvia e incluem bebidas, sete passeios terrestres e de bicicleta à vontade.

Castelos e vilarejos medievais na Alemanha

A Alemanha – repleta de castelos, vilarejos medievais, florestas e curvas de rio cinematográficas – foi a pioneira em receber viagens fluviais turísticas. Há muitos rios navegáveis no pais com o Elba, Weser, Main, Ems e Older, porém o grande destaque é o Rio Reno que possui 1.320 quilômetros de extensão e atravessa a Basileia (Suíça), Liechtenstein (Alemanha), Luxemburgo e Amsterdam (Holanda), desaguando no Oceano Atlântico.

Uniworld - River Counteness restaurante

Muitos fazem roteiros de 8 dias como a Uniworld, Amawaterways e Viking com muita sofisticação e conforto, incluindo regalias e mimos como garrafa de vinho no embarque, frutas frescas, almoço na cabine, piscina e muitas outras coisas.

A Viking River Cruise, considerada uma companhia meio escandinava e meio holandesa, destaca-se nos roteiros do rio Reno, por inaugurar em 2014 uma nova classe de navios chamada Longship, que contará com design moderníssimo e muito mais conforto.

Rio Volga o gigante da Europa

Já pensou em visitar as cidades do interior da Rússia, descobrir culturas e ter o privilegio de realizar uma viagem única pelos cenários da história mundial?

Moscow

A Rússia possui o maior rio da Europa, o glorioso Volga. Com sua nascente próxima a famosa cidade do norte europeu, São Petersburgo. O rio percorre um longo caminho até o mar Cáspio, ao sul, um roteiro repleto de paisagens deslumbrantes, assim como igrejas, monumentos históricos, palácios, museus, ovos Fabergé (obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé e seus assistentes no período de 1885 a 1917 para os czares da Rússia), caviar, danças típicas, corais e  muitas memórias, como uma das batalhas mais difíceis da Segunda Guerra Mundial, a de Stalingardo, onde os soviéticos derrotaram os nazistas. Um dos pontos altos é o caminho de Moscou e São Petersburgo que passa por cidades menos conhecidas, como Goritsy e Mandrogi, nas quais é possível conhecer as culturas locais bem de perto.

russia_kostroma

Cruzeiros Temáticos

Vários roteiros que permitem a interação de bordo com os destinos. Existem cruzeiros com diversos temas como: gastronômicos, vinhos, natalinos, herança judaica, e o mais procurado: temático de chocolate da AmaWaterways, realizado no navio AmaCerto em abril de 2014. Terá a presença do norte americano Norman Love, um dos mais premiados chefs chocalatiers do mundo.

pr_uw_rbaroness_paris

A viagem se dá entre Vishofen, Passau, Liunz, Krems, Durstein (Alemanha), Viena (Áustria), Bratislava (Eslováquia) e Budapeste (Hungria). Além das aulas e demonstrações, os passageiros terão a oportunidade de realizar compras de produtos artesanais nos destinos e chocolates típicos.

Exclusividade e requinte

Os cruzeiros fluviais são muito procurados por grupos familiares e de amigos. Para quem os que gostam de viagens mais exclusivas, há os navios da Afloat In France da Orient-Express que organiza roteiros a bordo do luxuoso navio Amaryllis pelos canais da Borgonha, na França, ou para um grupo de apenas quatro pessoas no Alouette em Provence. Luxo e exclusividade que se refletem em uma viagem mais que especial.

Quando Ir?

Uniworld - river Beatrice suite

Os cruzeiros fluviais estão disponíveis durante o ano inteiro, porém a melhor época é entre os meses de maio e setembro (final da primavera e o final do verão no Hemisfério Norte), quando o clima é mais quente e agradável.

Nos meses de novembro e dezembro, as chuvas e o frio são mais propícios, devido ao clima de inverno.

A interpoint

Trabalhamos com as melhores armadoras de cruzeiros fluviais da Europa como:

fonte: Revista Viaje Mais, Especial Cruzeiros nº1 2013/2014, pags 77-82

Tags :

Compartilhe esse post: