Turismo e história na Rota da Seda

em

grandes destinos,Notícia

Visite lugares únicos, além de conhecer um pouco mais sobre a história da Rota da Seda

A chamada Rota da Seda ficou muito conhecida na história da humanidade por se tratar, não só de um enorme itinerário comercial que atravessava a Ásia do Sul até a Europa, mas de um importante canal de comunicação entre os povos do Oriente e do Ocidente. Por ela ocorria a transmissão – em mão dupla – de tecnologias, artes e religiões desde 200 a.C., aproximadamente, até meados do século XVI.

Rota da Seda - Interpoint Viagens e Turismo

Nesta época, o itinerário principal da Rota atravessava montanhas, desertos e estepes, da China até os portos de Antioquia, Síria, os de Bursa e Constantinopla (a moderna Istambul), na Turquia. Desses portos, a Rota prosseguia por via marítima, até Veneza.

Rota da Seda - Interpoint Viagens e Turismo

Todos os mistérios, aventuras e cenários incríveis que envolvem este trajeto, podem ser encontrados na Interpoint Viagens e Turismo. A agência apresenta seu roteiro turístico pela Rota da Seda como dica para os apaixonados por viagens.

Rota da Seda - Interpoint

Pela Interpoint a Rota é feita em dois trens de primeiríssima classe: o Shangri-La Express e o Golden Eagle Trans-Siberian Express – que seguem as pegadas do veneziano Marco Polo através da Rússia, Turcomenistão, Uzbequistão, Cazaquistão e China por cenários admiravelmente preservados até hoje. E que remontam à época das grandes caravanas de reis europeus em direção às  rotas asiáticas em busca de luxos, tesouros, sedas e especiarias ali encontradas.

Conheça o roteiro e entre nesta maravilhosa viagem histórica:

Roteiro Interpoint:

1º dia – Beijing (China)

Chegada a Beijing. Recepção no aeroporto e traslado ao hotel. Hospedagem por 3 noites, com café da manhã.

2º dia – Beijing

Saída para passeio de dia inteiro para conhecer a famosa Praça Tiananmen, uma das maiores do mundo, por onde passam milhares de pessoas diariamente com intuito de apreciar os monumentos ao seu redor. Em seguida, visita a extraordinária Cidade Proibida. Foi dentro de suas muralhas, que imperadores das Dinastias Ming e Qij, auxiliados por seus ministros, concubinas e servos, atuaram na China Imperial, de 1420 até 1911. Visita ao Templo do Paraíso, um tesouro da arquitetura Ming e um dos mais importantes símbolos da cidade. Construída em 1420, essa enorme edificação, duas vezes maior que as dimensões da Cidade Proibida, era o local onde os imperadores na ocasião do inverno, ofereciam seus sacrifícios para o sucesso da próxima colheita. Em seguida, passeio para conhecer a vila olímpica e seus estádios, a CCTV Tower e o Museu Nacional.

Rota da Seda - Interpoint Viagens e Turismo

3º dia – Beijing

Pela manhã, visita a Grande Muralha em Badaling, com a possibilidade de passear pela parte restaurada da muralha. Patrimônio histórico, foi construída como defesa das diversas invasões nômades, suas paredes ainda refletem a luz da civilização oriental – a China Imperial. Tarde livre para atividades independentes. À noite, jantar no restaurante Peking Duck.

4º dia – Beijing – Shangri-La Express

Manhã livre para atividades independentes. Em horário a ser determinado, traslado à estação de trem, onde será efetuado o check-in e embarque no Shangri-La Express para uma inesquecível viagem através da Rota da Seda. Almoço e jantar a bordo. Saída do trem com destino a Xian.

5° dia – Xian

Antiga capital de numerosas dinastias, Xian é o ponto de partida e chegada da lendária Rota da Seda.  Pela manhã, saída para conhecer as muralhas da antiga cidade e a Grande Mesquita. Em seguida, visita ao famoso “Terracota Warrior”. Declarado Patrimônio Cultural pela Unesco, é a maior descoberta do século XX, contendo cerca de 6.000 figuras em tamanho natural, esculpidas em terracota. Este exército formado por guerreiros, cavalos e carruagens, foi enterrado juntamente com o Imperador, morto há mais de 2000 anos. Logo após, visita ao Yangling Museum.

6º dia – Lanzhou

Chegada pela manhã em Lanzhou, cidade importantíssima na Rota da Seda. Visita ao Museu da Província de Gansu para conhecer as mercadorias e produtos que eram transportados pela rota da seda, e a famosa escultura em bronze do “galloping horse“, que data da dinastia Han (206aC – 220dC).

7º dia – Dunhuang

Chegada a Dunhuang e visita ao Mogao Thousand Buddha Cave Complex, que data de 1700 anos. É considerado Património Mundial da UNESCO como um dos monumentos mais originais da religião budista, cultura e arte. Almoço com performance folclórica local e a tarde, saída para explorar o deserto de Gobi  em camelo, atravessando o Rio até o lago da Lua Crescente.

Rota da Seda - Interpoint Viagens e Turismo

8º dia – Turpan – Urumchi

Em Turpan’s Flaming Mountains, passeio para conhecer o sistema de irrigação subterrânea que supriu grandes canteiros agrícolas e vinhedos da região por séculos. Em seguida, visita à elegante cidade Jiaohe, em pleno deserto, fundada 108 aC. Em seguida, visita  ao famoso museu Xinjiang e partida para o Cazaquistão.

9º dia – Shangri-La Express – Golden Eagle Trans-Siberian Express (Cazaquistão)

Chegada ao Cazaquistão, e trâmites de controle da imigração. Em seguida, traslado a Alashankou para embarque no famoso trem russo Golden Eagle Trans-Siberian Express. Jantar a bordo.

10º dia – Almaty

Chegada a Almaty, a maior cidade do Cazaquistão e a mais cosmopolita da Ásia Central, com lojas, restaurantes, hotéis e cassinos.  Almoço em um típico povoado nômade. Fim de tarde a bordo do trem.

11º dia – Tashkent (Uzbequistão)

Café da manhã e almoço a bordo. Palestras sobre a história da região e chegada a Tashkent, capital do Uzbequistão. Saída para passeio, conhecendo a cidade antiga, o Museu da Ferrovia e o Museu de Arte Aplicada.

12º dia – Samarkanda

Conhecida como a Roma do Oriente Médio e pérola do mundo muçulmano, teve entre seus admiradores Alexandre o Grande e Marco Polo.  Visita a mesquita de Bibi Khanum, ao observatório Ulug Beg e à famosa Registan Square – rodeada por complexos religiosos de mesquitas, Khans e madrassas. Jantar na Registan Square.

13º dia – Bukhara

Chegada pela manhã na cidade oasis de Bukhrara, patrimônio histórico e cultural da humanidade pela UNESCO com mais de 2500 anos. Visita ao forte The Ark – antiga residência  dos Emirs de Bukhara, conhecidos pela sua crueldade . Almoço na cidade e visita ao Palácio da Lua e das Estrelas.

14º dia – Merv (Turcomenistão)

Continuação da viagem através do deserto de Merv, antiga cidade da Rota da Seda. A cidade integra o patrimônio Mundial da Unesco desde 1999. Visita às cidades muradas.

15º dia – Ashgabat / Davarza

Chegada a Ashgabat, capital do Turcomenistão e também conhecida como a Las Vegas do Deserto de Kara Kum.

*Tour opcional até a famosa cratera de Davarza, conhecida como “a porta do inferno”, localizada no meio do deserto de Kara Kum. Possui uma área rica em gás natural, medindo 70 metros de diâmetro, que está em chamas há mais de 40 anos. Este fenômeno natural é espetacular, principalmente se visto à noite.

16º dia – Khiva (Uzbequistão)

Após atravessar o Uzbequistão, chegada a Khiva que está encapsulada no tempo: a mais remota das cidades oásis da rota, guarda um dos seus mais preservados acervos, circundados pelas intactas muralhas da cidade. Mesmo nos tempos de celebridade, Khiva nunca foi grande. E, na atualidade, cresceu para dentro de suas próprias muralhas, fato que contribuiu para que a cidade continuasse sendo centro de interesse de visitantes. Possui fabulosas edificações, mesquitas, bazares e minaretes que atestam sua antiga riqueza e prosperidade.

17º dia – Kara Kum Desert (Turcomenistão)

Travessia do Deserto de Kara Kum, onde será realizada uma rápida parada para conhecer os remotos vilarejos ao seu redor. Ao final da tarde, continuação da viagem com destino a Rússia.

18º dia – Volgograd (Rússia)

Chegada a Stalingrado, como conhecida na Segunda Guerra Mundial, foi cenário de algumas das mais históricas batalhas da humanidade. Visita ao memorial Mamayev Kurgan, local onde a Rússia conteve e bloqueou o avanço nazista.

19º dia – Moscow

Chegada a Moscow à tarde e traslado ao hotel. Hospedagem por 2 noites.

20º dia – Moscow

Após o café da manhã, tour pelos principais pontos turísticos da cidade: a Catedral de São Basílio famosa por suas cúpulas coloridas, a Praça Vermelha, e o  Kremlin, fortaleza situada no centro da cidade e que funciona como sede do governo da Rússia, com vários monumentos no seu interior e a famosa Praça Vermelha, onde se encontra o corpo de Lênin. Os tours opcionais incluem a Galeria Tretyakov ou um passeio a cidade Sergiev Posad, locaçizada ao norte de Moscow e que é famosa por seu mosteiro Troitse-Sergiev, o lar espiritua da Igreja Ortodoxa Russa.

21º dia – Moscow

Em horário a ser determinado, traslado ao aeroporto.

Confira mais informações sobre a Rota da Seda: http://goo.gl/ePnZqe

Tags :

Compartilhe esse post: