O luxo exótico da África do Sul

em

Regulamento

África do Sul

 

Os mistérios do país-sede da Copa em locais imperdíveis, requintados e exclusivos

Um país em que a natureza diversificada – com cânions, desertos, savanas, cadeias montanhosas e praias – divide espaço com uma história multicultural. A África do Sul é assim. Em seu território de 1,2 milhão de quilômetros quadrados convivem inúmeras comunidades racialmente distintas. Sua população de 47 milhões de habitantes fala 11 idiomas oficiais e tem o privilégio de viver em um país onde já foram encontrados fósseis com milhares de anos de existência. Afinal, a África do Sul é o berço da humanidade. E é também o lugar onde são encontradas belíssimas espécies do mundo animal, como os Big Five – , o elefante, o leão, o rinoceronte, o leopardo e o búfalo –  que lá vivem livres em seu hábitat natural. Se apreciar todas essas paisagens já é uma experiência inesquecível, poder conhecê-las a partir de locais requintados e confortáveis é melhor ainda. Para ajudar nessa empreitada, preparamos uma seleção especial dos maiores luxos do país-sede da Copa do Mundo de 2010.

CIDADE DO CABO

Cidade do CaboAs belas praias banhadas pelos oceanos Atlântico e Índico não são as únicas atrações da cidade mais visitada da África do Sul. As compras no refinado bairro Sandom ou nos shoppings Gateway, Canal Walk e Menlyn, que reúnem as grifes mais desejadas do planeta, podem saciar seus impulsos consumistas. Já o Victoria & Alfred Waterfront, empreendimento imobiliário que revitalizou e tomou a região do porto uma das mais sofisticadas da cidade, reúne bistrôs, cafés, restaurantes, bares, salas de cinema e hotéis. Hospedagem chique, aliás, é o que não falta na Cidade do Cabo.

O Mount Nelson Hotel, por exemplo, é da rede Oriente Express e tem suas diárias em torno de U$ 500. Ele fica em uma propriedade com herança romântica e a privacidade do hóspede é palavra de ordem lá dentro. Os quartos superiores contam com decoração estilosa e um minilounge, além de cama Kingsize. Nos banheiros, produtos L’Occitante. Mas o que mais chama a atenção são os quartos que oferecem vista para a Table Mountain. Isso porque essa Moutanha com o topo plano, que lembra uma mesa e tem 1.086 metros de altura, é uma das principais atrações da Cidade do Cabo. É possível pegar um teleférico para apreciar a paisagem – e a Table Mountain, claro – de cima. Já a montanha 12 Hotel 12 ApostlesApóstolos é o que se avista do hotel 12 Apostles, com diárias que chegam a US$ 1,3 mil. À beira do Atlântico, circundado por reservas naturais da costa, ele fica apenas um minuto da praia Camps Bay, conde é possível praticar mergulho, surfar ou apenas admirar a paisagem. E, por falar nisso, um passeio pela ilha das focas pode ser mais uma bela lembrança para se levar dessa viagem. Outra atração imperdível é o Cabo da Boa Esperança, que compreende mais de 7,7 mil hectares de colinas, trilhas para caminhadas e praias desertas. Do mirante, é possível ver onde os oceanos Atlântico e Índico se encontram.

 

 

 

 

 

Hotel Singita & LebomboAlém dessas belezas naturais, outro passeio sem o qual uma visita à África do Sul não é completa é o tour pela região das vinícolas. Localizada a poucos minutos do centro da Cidade do Cabo, essa área oferece ricas paisagens e vários programas de degustação dos vinhos sul-africanos. A região de constantia Valley é uma boa escolha, pois foi onde nasceram as indústrias vinícolas da África do Sul.”Lá, você passeia por um belo e histórico vale. Além de ver lindas fazendas produtoras, podem ser realizadas degustações”, disse à Platinum Karen Michalowsky, diretora da Associaçãode Viticultores de Constantia Uitsig. A Groot Constantia é a mais antiga da África do Sul, tem uma herança de 324 anos e casa ricamente decorada, com móveis históricos e obras de arte. A Klein Constantia é de propriedade familiar e faz o renomado vinho fortificado Vin Constance. Já a Constantia Uitig oferece uma impressionante vista das montanhas e vinhos locais. E passear de balão sobre a região traz todo esse deslumbre sob outra perspectiva.

 

KRUGER NATIONAL PARK

Kruger ParkUm dos mais conhecidos parques do mundo, o Kruger National Park se estende por cerca de 350 quilômetros e abriga mais de  147 espécies de mamíferos, incluindo os Big Five: elefante, búfalo, rinoceronte, leão e leopardo. Eles já são atração suficiente para dias de passeio pelo parque, com o direito a safáris fotográficos feitos em Land Rover com guias que falam inglês. Imagine então participar de um jantar do tipo Bomba, que ocorre em áreas com piso de terra batida, com uma fogueira no centro, onde diversos tipos de carne são assados sob as estrelas. Algumas Vezes, a experiência pode vir acompanhada de uma performance de músicos locais com seus batuques e dançarinos. A hospedagem também é marcante. O Singita Lebombo & Sweni, da rede Relais & Châteaux, é vizinho ao Kruger Pak e se tornou área de reserva ambiental. As diárias de seus Lodges giram em torno de U$ 3 mil e o ambiente é decorado com elementos naturais e texturas orgânicas em tons neutros, além de ser bem iluminado. Cada suíte é construída quase inteiramente em madeira e vidro e aquelas que ficam sobre palafitas oferecem uma visita para toda a vida selvagem que habita a região.

 

JOHANESBURGO

É a maior cidade da África do Sul e sede da Corte Constitucional sul-africana. Lá é possível adquirir a visão urbana d eum país repleto de edifícios, restaurantes, teatros e museus. A Constitution Hill (prisão onde ficaram Nelson Mandela, em 1956, e, por curto períod, Mahatma Gandhi) e o Museu do Apartheid são visitas obrigatórias, assim como Soweto, sigla para South Western TownShip (Municipio Sudoeste), grande subúrbio fundado para abrigar os negros isolados pelo sistema de segregação racial criado em 1948. Shows de danças tradicionais e musica podem ser apreciados na vila Lesedi, onde é possível conhecer quatro tribos locais, a zulu, a xhosa, a pedi e a basotho. Se estiver à procura de butiques sofisticadas e comércio de diamantes, ouro e jóias, o shopping Rosebank é seu destino. Para repousar, o hotel-butique Saxon é uma operação que mais lembra um oásis de paz a poucos metros do centro de negócios de Johannesburgo, com apenas 24 suítes. As diárias são a partir de U$ 1 mil.

 

OUTROS DESTINOS

Cabo da Boa EsperançaEles não estão entre os mais procurados, mas certamente valem uma visita. “Minha sugestão é alugar um carro em Port Elizabeth e seguir rumo à Cape Town. São aproximadamente 800 quilômetros, passando por Jeffreys Bay, uma das melhores praias de surfe do mundo, seguindo viagem para o Tsitsikama National Park, onde pode ser feito trekking de tirar o fôlego”, diz Danilo Rondinelli, diretor da operadora de turismo Terra Mundi. Aventura não é seu forte? Sem problemas. A bela Burban, onde vive a maior comunidade indiana fora da Índia, com seus santuários e parques, é perfeita se você estiver à procura de belezas naturais. O Jardim Botânico oferece durante algumas noites a programação “ Music by the Lake”, em que a Orquestra Filarmônica KZN completa o clima idílico do lugar. Outro belo cenário é o oferecido pela reserva Pilanesberg, situada na cratera de um vulcão etinto e circundada de colinas verdejantes. No noroeste da África do Sul, a região é conhecida como “ o Reino do Prazer” e lá fica o hotel The Palace of Lost City (diárias desde US$ 700), que reforça essa idéia. Um verdadeiro palácio adornado por finos mosaicos, afrescos e e tetos pintados à mão, que conta com dois campos de golfe, jardins luxuosos, cassinos e mais de 15 restaurantes, para agradar a todos os gostos.

E, se a gastronomia é justamente o que mais o atrai numa viagem, o restaurante Seasons, da vinícula JC Le Roux, na cidade de Stellenbosch – a 50 quilômetros da Cidade do Cabo -, não pode ser deixado de lado. No almoço, o destaque é o tanque de ostras, d eond eo molusco é retirado fresco no momento de ser servido. De preferência para acompanhar um gelado espumante. Outras opções são a salada thai beef, com contrafilé marinado, amendoins e pimenta caramelizada, salpicados com vinagrete de balsâmico e azeite de oliva. A seleção de seis queijos de produção local com figos secos, peras e uvas carameladas é uma forma doce de terminar esse roteiro exclusivo.

Serviço: http://interpoint.com.br

Tags :

big five, Cape Town, JC Le Roux, JOHANESBURGO, Kruger Pak, Relais & Châteaux

Compartilhe esse post: